FORMAÇÃO
CONTINUADA DE PROFESSORE EM
TECNOLOGIAS
DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS
LUCAS
MELQUÍADES DA SILVA,
é um garoto de 11 anos de idade matriculado no Ensino Fundamental 6º
ano ( 5ª série) na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr.
Inácio de Sousa Moita, é uma escola pública que não fica muito
próxima à sua residência, é enturmado com seus pares por faixa
etária, no 6º ano matutino. Sua turma é composta por 34 alunos,
muitos são colegas de classe desde o maternal. O aluno demonstra
sempre sentimentos de satisfação através da expressão facial.
Convive com seus pais e seus irmãos, gosta de vídeo game, assistir
filmes e jogos diversos no computador com sua família, especialmente
com seu irmão. Na escola ainda está se adaptando a quantidade de
disciplina existente na série e o entra e sai de professores. No
recreio, intervalo de aula ou aulas vagas nunca fica sozinho, pois os
colegas o levam com sua cadeira de rodas para todas as dependências
da escola.
Aos
dois meses de idade seus pais observaram que Lucas não segurava o
pescoço e mantinha as mãos sempre fechadas. Percebendo estes
aspectos, comparando-o com outros bebês de sua idade, os pais
decidiram buscar subsídios para que o fato fosse esclarecido. Assim,
com três meses de vida, ele foi atendido na Associação de Pais e
Amigos dos Excepcionais (APAE) e foram orientados a procurarem um
fisioterapeuta, pois a criança teria dificuldades motoras. Por
indicação, procuraram o hospital Sarah Kubitschek, em São Luís/MA
muito distante da cidade onde reside, a instituição confirmou o
diagnóstico de Paralisia Cerebral Tetraplégica Espástica CID.
680.0 (PCTE).
Um grande
desafio no seu cotidiano, considerando a diversidade e complexidade
que se depara no seu dia a dia é a comunicação. Como sua audição
é perfeita, compreende tudo que é falado, o seu retorno é dado
através de fichas, gestos de cabeça, expressão facial, sinalizando
sim/não, o que não é suficiente, e em muitos momentos esta
comunicação torna-se confusa. Portanto a CA ( Comunicação
Alternativa) é a melhor saída.
SOU
DA INACIO
MOITA
Vale
ressaltar ainda a existência de outras barreiras: falta de uma
cuidadora educacional para acompanhá-lo na sala comum, falta de
formação continuada e apoio pedagógico e ausência de respaldo
oferecido por pessoas e órgãos competentes. No entanto, os
professores apesar dessas dificuldades, perceberam que é possível
atender as suas NEE, principalmente seus colegas, que estão sempre
prontos a ajudá-lo. Sua mãe sempre foi solicita com a escola
mantendo-a informada sobre a forma de comunicação que utiliza com
ele em casa, e, como poderia ser o trabalho escolar mediante
orientação da equipe multiprofissional do hospital Sarah
Kubitschek.
Em 2010, o
aluno foi matriculado no Atendimento Educacional Especializado (AEE),
sendo atendido uma vez por semana, tendo como foco principal a
aprendizagem da C.A. ( Comunicação Alternativa) através de
tecnologia assistiva de baixa e alta tecnologia. O maior desafio hoje
é garantir a ampliação da comunicação, uma participação mais
ativa em todas as atividades desenvolvidas na escola e
desenvolvimento de sua aprendizagem nas nove disciplinas
curriculares, conseguindo identificar, estabelecer e utilizar uma
comunicação funcional com estes nove professores e colegas de
classe, bem como uma participação mais ativa em todas as atividades
desenvolvidas na escola.
Sou professora do Lucas desde 2010 e já consegui identificar por meio de algumas atividades e estratégias que o mesmo possui saberes acadêmico através da Comunicação Alternativa (CA), e acredito que ele está no nível de aprendizagem adequado para sua série, apresentando aprendizagem significativa, demonstrando motivação e gosto pela escola. Entretanto, faz-se necessário garantir na escola um ensino que favoreça a ampliação de sua aprendizagem, sendo estimulado a participar ativamente das atividades, respeitando suas limitações, aproveitando e valorizando as suas potencialidades. Assim, o AEE( Atendimento Educacional Especializado) deve complementar a formação do aluno possibilitando sua permanência na sala de aula comum, buscando sua autonomia em todas as aprendizagens através dos recursos da Tecnologia Assistida (TA) de acessibilidade como a informática acessível, e a comunicação alternativa, que neste caso será um suporte que complementará seu processo de comunicação, pois o Lucas não se comunica verbalmente e sua locomoção é comprometida. Cumpre mencionar que a Comunicação Aumentativa e Alternativa – CAA é uma das áreas da TA que atende pessoas sem fala ou escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade em falar e/ou escrever. Busca, então, através da valorização de todas as formas expressivas do sujeito e da construção de recursos próprios desta metodologia, construir e ampliar sua vida de expressão e compreensão. Recursos como as pranchas de comunicação construídas com simbologia gráfica (desenhos representativos de ideias), letras ou palavras escritas, são utilizados pelo usuário da CAA para expressar seus questionamentos, desejos, sentimentos, e entendimentos. A alta tecnologia nos permite também a utilização de vocalizadores (prancha com produção de voz) ou do computador, com software específico, garantindo grande eficiência na função comunicativa. Nesse contexto o aluno com deficiência poderá desenvolver-se plenamente fazendo amigos, frequentando e permanecendo na escola participando de forma ativa com sua comunidade.
Sou professora do Lucas desde 2010 e já consegui identificar por meio de algumas atividades e estratégias que o mesmo possui saberes acadêmico através da Comunicação Alternativa (CA), e acredito que ele está no nível de aprendizagem adequado para sua série, apresentando aprendizagem significativa, demonstrando motivação e gosto pela escola. Entretanto, faz-se necessário garantir na escola um ensino que favoreça a ampliação de sua aprendizagem, sendo estimulado a participar ativamente das atividades, respeitando suas limitações, aproveitando e valorizando as suas potencialidades. Assim, o AEE( Atendimento Educacional Especializado) deve complementar a formação do aluno possibilitando sua permanência na sala de aula comum, buscando sua autonomia em todas as aprendizagens através dos recursos da Tecnologia Assistida (TA) de acessibilidade como a informática acessível, e a comunicação alternativa, que neste caso será um suporte que complementará seu processo de comunicação, pois o Lucas não se comunica verbalmente e sua locomoção é comprometida. Cumpre mencionar que a Comunicação Aumentativa e Alternativa – CAA é uma das áreas da TA que atende pessoas sem fala ou escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade em falar e/ou escrever. Busca, então, através da valorização de todas as formas expressivas do sujeito e da construção de recursos próprios desta metodologia, construir e ampliar sua vida de expressão e compreensão. Recursos como as pranchas de comunicação construídas com simbologia gráfica (desenhos representativos de ideias), letras ou palavras escritas, são utilizados pelo usuário da CAA para expressar seus questionamentos, desejos, sentimentos, e entendimentos. A alta tecnologia nos permite também a utilização de vocalizadores (prancha com produção de voz) ou do computador, com software específico, garantindo grande eficiência na função comunicativa. Nesse contexto o aluno com deficiência poderá desenvolver-se plenamente fazendo amigos, frequentando e permanecendo na escola participando de forma ativa com sua comunidade.
1.
Título
Aluno
com paralisia cerebral incluído na sala comum em parceria com Sala
de Recursos Multifuncional S.R.M.
2. Localização
Sala
de Recurso Multifuncional da Escola Inácio Moita em parceria com os
professores da sala comum, pois o Lucas é aluno desta instituição.
3. Tema
Tecnologia
Assistiva – Sala de Recurso Multifuncional – Parceria com os
professores da sala comum.
4. Objetivos
Proporcionar
ao aluno maior independência, qualidade de vida e inclusão social,
através da ampliação de sua comunicação (com o uso da
comunicação alternativa), mobilidade e controle de seu ambiente,
conhecendo as dificuldades e habilidades e indicando suas
potencialidades de seu aprendizado, e integração com a família,
amigos e sociedade.
5. Justificativa
Este
plano destina-se ao atendimento do aluno Lucas Melquíades. Ele tem
onze anos, matriculado no 6º ano, tem Deficiência Física -
Paralisia cerebral, com comprometimentos nos membros inferiores e
superiores, apresenta dificuldades para segurar a cabeça e o tronco.
Gosta da escola e demonstra interesse em participar das atividades.
Ele conhece letras, presta atenção à aula e é avaliado através
de perguntas objetivas, responde o sim com um sorriso e o não com
uma expressão séria, utiliza pranchas de comunicação alternativa
e cartões que são apontados com a mão, também dispõe de um
vocalizador de voz. Mesmo sendo conduzido pelos colegas, o aluno tem
acesso aos diferentes espaços escolares, tem boa relação com a
turma, mas, há uma superproteção dos colegas para com ele, o que
dificulta o desenvolvimento do mesmo. Quanto a aprendizagem, não há
dúvida do potencial cognitivo e desenvolvimento acadêmico do Lucas.
Quanto às barreiras de acessibilidade física e curricular,
observa-se que a cadeira é inadequada, há inadequação do
mobiliário e falta de apoio de uma equipe multiprofissional. Assim,
faz-se necessário a elaboração e execução deste plano de A.E.E,
para atender as necessidades educativas especiais do Lucas,
proporcionando-lhe acessibilidade e o desenvolvimento da sua
autonomia .
6. Metodologia
* Garantir
o suprimento de material específico de Comunicação Aumentativa e
Alternativa (CAA) (prancha cartões de comunicação, vocalizadores),
que atendam a necessidade comunicativa do aluno no espaço escolar;
* Adaptar material pedagógico com a simbologia gráfica, bem como pranchas de comunicação temática, proporcionando a aproximação e o aprendizado do uso do recurso de comunicação e a ampliação do vocabulário de símbolos gráficos;
* Confecção e uso de pranchas/cartões de comunicação temática e a partir dos conteúdos estudados em classe;
* Resolução de atividades escolares utilizando-se o C.A;
* Aprendizagem dos diversos recursos da TIC’s;
* Pesquisa em sites no computador;
* Adaptar material pedagógico com a simbologia gráfica, bem como pranchas de comunicação temática, proporcionando a aproximação e o aprendizado do uso do recurso de comunicação e a ampliação do vocabulário de símbolos gráficos;
* Confecção e uso de pranchas/cartões de comunicação temática e a partir dos conteúdos estudados em classe;
* Resolução de atividades escolares utilizando-se o C.A;
* Aprendizagem dos diversos recursos da TIC’s;
* Pesquisa em sites no computador;
*
Jogos no computador associado à C.A. A;
* Ensino do uso do C.A. A;
* Ensino da usabilidade e das funcionalidades da informática acessível;
* Adequação de material;
* Ensino do uso do C.A. A;
* Ensino da usabilidade e das funcionalidades da informática acessível;
* Adequação de material;
* Estratégias
para autonomia no ambiente escolar;
* Potencializar suas aprendizagens utilizando recursos de acessibilidade;
* Utilizar recursos de Tecnologia Assistiva de acordo com suas habilidades físicas e sensoriais por meio da informática acessível;
* Compreender o uso de “softwares” específicos de CAA, utilizando o computador como ferramenta de voz, proporcionando a expressão comunicativa;
* Ampliar o repertório comunicativo por meio das atividades curriculares e de vida diária.
7. Recursos.
* Pranchas/Cartões de comunicação do tipo: temáticos, de conteúdos de letras, números, gravuras e palavras, alternativas para responder às questões objetivas na escola;
* Adequação de materiais: Elaboração de formas/ modelos de tipos de atividades (flexibilização) que podem ser utilizados pelos professores na sala de aula comum em todas as áreas curriculares do 6º ano;
* Conjunto de hardware e software:
* Para produção acessível: Broffice.org Writer e Microsoft Word. DOSVOX e * Teclado virtual do Windows;
* Câmera Mouse,
* Vocalizador com áreas de mensagens gravadas, especialmente idealizadas para tornar o computador acessível;
* Softwares de reconhecimento de voz,
* Scanners para digitalização de livros;
* Potencializar suas aprendizagens utilizando recursos de acessibilidade;
* Utilizar recursos de Tecnologia Assistiva de acordo com suas habilidades físicas e sensoriais por meio da informática acessível;
* Compreender o uso de “softwares” específicos de CAA, utilizando o computador como ferramenta de voz, proporcionando a expressão comunicativa;
* Ampliar o repertório comunicativo por meio das atividades curriculares e de vida diária.
7. Recursos.
* Pranchas/Cartões de comunicação do tipo: temáticos, de conteúdos de letras, números, gravuras e palavras, alternativas para responder às questões objetivas na escola;
* Adequação de materiais: Elaboração de formas/ modelos de tipos de atividades (flexibilização) que podem ser utilizados pelos professores na sala de aula comum em todas as áreas curriculares do 6º ano;
* Conjunto de hardware e software:
* Para produção acessível: Broffice.org Writer e Microsoft Word. DOSVOX e * Teclado virtual do Windows;
* Câmera Mouse,
* Vocalizador com áreas de mensagens gravadas, especialmente idealizadas para tornar o computador acessível;
* Softwares de reconhecimento de voz,
* Scanners para digitalização de livros;
* Pastas e
fichários de comunicação alternativa, pasta e prancha frasal;
*
Pranchas com fotos e gravuras seriadas;
*
Jogo da memória e baralho com figuras de animais;
*
Fichas e cartões simbólicos
7.1.
Infraestrutura
de informática
2.
Computadores
1. Fone;
1. Scanner;
1. Impressora;
1. Laptop.
1. Fone;
1. Scanner;
1. Impressora;
1. Laptop.
1. Internet
7.2.
Ferramentas
computacionais
1.Teclado virtual - para dar autonomia
na escrita do Lucas, devido o seu comprometimento motor sua escrita
só será possível desta forma;
2.Vocalizador
para ampliar sua comunicação alternativa;
3.Softwares
especializados que o ajude nas atividades de vida diária e
acadêmicas;
8. Cronograma:
Neste caso específico o
cronograma por atividade não faria sentido, pois este plano é
anual. O aluno é atendido no AEE, uma vez por semana, na
sexta-feira. No horário de 13:30 ás 17:30.
Atividades
|
Fev
|
Mar
|
Abril
|
Maio
|
Jun
|
Agost
|
Set
|
Out
|
Nov
|
Ensino
do uso do C.A. A;
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Ensino
da usabilidade e das funcionalidades da informática acessível;
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Aprendizagem
dos diversos recursos da TIC’s; teclado virtual, dosvox.
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Resolução
de atividades escolares utilizando-se o C.A;
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Pesquisa
em sites no computador;
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Softwares
de reconhecimento de voz,
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Pastas
e fichários de comunicação alternativa, pasta e prancha frasal;
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Pranchas
com fotos e gravuras seriadas;
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Jogo
da memória e baralho com figuras de animais;
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Fichas
e cartões simbólicos
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
9. Acompanhamento dos Resultados
A
avaliação será processual, contemplando os avanços do aluno no
contexto escolar, observando em que as ações do AEE contribuíram,
fazendo os devidos ajustes para que haja a eliminação das barreiras
curriculares. Para tanto, será utilizado alguns instrumentos
avaliativos como: Portfólio, registro descritivo, entrevistas e
observações de campo.
10.
Referencias Bibliográficas:
- Comunicação Alternativa: http://www.c5.cl/ieinvestiga/actas/ribie98/111.html
- Comissão Civil de Acessibilidade de Salvador: http://encontro.virtualave.net/cca.htm
- PROINESP/MEC: http://www.mec.gov.br/seesp/informatica.shtm
- BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Projeto Escola Viva: Garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola - Alunos com necessidades educacionais especiais, Brasília: MEC/SEESP, 2000, vol. 6.
- "Favorecendo práticas pedagógicas inclusivas por meio da Tecnologia Assistiva". In: NUNES, L. R. O. P.; PELOSI, M. B.; WALTER, C. C. F. (orgs.). Compartilhando experiências: ampliando a comunicação alternativa. Marília: ABPEE, 2011, p. 71-82, ISBN: 978-85-99643-25-9.
- "Tecnologia Assistiva em ambiente computacional: recursos para a autonomia e inclusão sócio-digital da pessoa com deficiência", em co-autoria com DAMASCENO, L. L., e "Softwares especiais de acessibilidade: categorias e exemplos", ambos publicados no manual "Tecnologia Assistiva nas escolas: recursos básicos de acessibilidade sócio-digital para pessoas com deficiência", publicado pelo Instituto de Tecnologia Social (ITS Brasil), São Paulo, 2008. (versão digital disponível em)http://www.itsbrasil.org.br/sites/itsbrasil.org.br/files/Digite_o_texto/Cartilha_Tecnologia_Assistiva_nas_escolas_-_Recursos_basicos_de_acessibilidade
- _socio-digital_para_pessoal_com_deficiencia.pdf)
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